Dobrou o número de vagas no Técnico e Superior em Hortolândia

Que a cidade cresceu consideravelmente nos últimos anos, é incontestável. Hortolândia tem vivido uma das melhores épocas de crescimento socioeconômico. Chegada de novas empresas, construção de novas vias, condomínios e novos bairros estão surgindo na cidade para atender pessoas que vem de várias partes do Brasil procurar aqui em Hortolândia mais qualidade de vida e uma nova oportunidade de trabalho.

A TV HORTOLÂNDIA fez um levantamento sobre o Ensino na cidade que dobrou o número de vagas desde da Educação infantil ao Ensino superior. O contraste entre a crise nacional e o crescimento socioeconômico em Hortolândia tem feito muitas pessoas escolherem nossa cidade para morar e por isso escolas e faculdades tiveram que se adequar para atender essa demanda.

O IASP que pertence a Igreja Adventista passou a ser Universitário e soltou de 2 mil alunos em 2009 para mais de 6 mil alunos em 2019. O complexo universitário UNASP oferece diversos cursos de graduação e pós graduação e é uma das maiores instituições de ensino superior da região. Atualmente são mais de 500 vagas semestrais para os curso de: Administração, Contábeis, Sistemas de Informação, Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Direito, Engenharia da Computação, Publicidade e Propaganda. No Jardim Amanda a extinta Faculdade Hoyler foi vendida para o Grupo Universidade Brasil e novos cursos começaram a ser oferecidos. Atualmente somam 300 vagas semestrais para os cursos de: Administração, Contábeis, Logistica, Pedagogia e Engenharia de Produção.

Além das duas Faculdades privadas, Hortolândia conta com um Campus do Instituto Federal que oferece duas graduações: Licenciatura em Matemática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

ENSINO TÉCNICO EM HORTOLÂNDIA

Desde 1999 a ETEC em Hortolândia oferece vários cursos em nível técnico e pós técnico. Desde 2018, a ETEC de Hortolândia passou a oferecer três novos cursos: Comércio, Logística, Recursos Humanos e Finanças, além dos que já oferece: Administração, Nutrição, Secretariado, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet.

O Instituto Federal em Hortolândia também oferece Ensino Técnico desde a implantação do campus na cidade. Somam mais de 400 novas vagas a cada ano.

Além das Instituições públicas, as Escolas Liderança e Novo Horizonte oferecem cursos em nível técnico na área de saúde.

O levantamento feito pela nossa equipe também constatou que houve aumento na procura e oferta de vagas na Educação Básica em Escolas privadas. 100% das Escolas da cidade que até 2009 ofereciam até o Ensino Fundamental I, hoje oferecem quase todas as séries da Educação Básica. Entre as escolas que mais cresceu na cidade destacamos:


1 – Colégio Pectrus – Ensino Bilingue.
2 – Colégio Trilha das Letras.
3 – Colégio 1° Mundo.
4 – Colégio Alternativo.
5 – Colégio Adventista.

Quanto no Ensino privado, quanto no público, o número de vagas dobrou nos últimos anos devido ao crescimento da cidade. Hortolândia deixou de ser uma cidade dormitório e hoje é um grande polo tecnológico que é sede de grandes empresas que empregam entre 100 até 8 mil funcionários como a DELL e a IBM.

O crescimento da Educação no município é resultado de esforços da iniciativa privada que tem investido pesado para atender essa grande e crescente demanda e também do setor público que tem procurado estruturar a cidade para o futuro.

Que venham novas escolas e mais faculdades com novos cursos. Uma cidade com grandes instituições de ensino só tem a ganhar quando consideramos que a Educação pode transformar o mundo.

Prof. Waldir Junior.
Mestre em Educação pela UNISAL

Compartilhe com um amigo: