Foto: Governo do Estado de São Paulo
Campinas passou a contar oficialmente com a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2), com sede na cidade. O governador do Estado, João Doria, inaugurou a sede em cerimônia que teve a participação do vice-prefeito da cidade, Henrique Magalhães Teixeira, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
A Deic Campinas reúne a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a 2ª Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (Dise); a 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Grupo de Operações Especiais (GOE). “A Deic vem otimizar e potencializar os trabalhos da Polícia Civil, que merece todo o nosso reconhecimento. É uma conquista para a população de Campinas e de tantas outras cidades próximas, assim como dos policiais civis que prestarão seu ofício no novo espaço”, destacou o vice-prefeito durante a cerimônia.
“Esta é a unidade número sete da Deic que nós inauguramos nestes dois anos. Estamos fazendo as Deics regionais, assim como os Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia)”, afirmou o governador.
“Teremos aqui também as viaturas blindadas”, afirmou Doria. O Governo de São Paulo publicou em fevereiro decreto criando dez Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deics) no Estado, parte da reestruturação das forças de segurança. Com a aglutinação das unidades operacionais serão otimizados recursos, facilitando a comunicação e agilizando as investigações.
A unidade atua no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de repercussão) e tráfico de drogas, além de promover ações preventivas com o GOE. O delegado Oswaldo Diez Júnior é o responsável pela Deic Campinas, que tem efetivo de 92 agentes e frota de 39 viaturas.
Com informações da Prefeitura de Campinas