Atualmente Hortolândia tem duas faculdades particulares que oferecem cursos presenciais e outras 8 a distância além do Campus do Instituto Federal. O Ensino Superior na cidade cresceu de maneira significativa. A Faculdade Adventista que antes oferecia somente Pedagogia e Educação Física, triplicou a oferta de cursos e atualmente tem quase 3 mil alunos só no Ensino Superior. Em tramitação pelo MEC estão os cursos de Psicologia e Direito.
Já no Jardim Amanda a antiga Hoyler que foi vendida ao Grupo Uniesp e agora é um campus da Universidade Brasil também pretende oferecer o curso de Direito em 2019 e além desse graduação em Enfermagem. Ao serem autorizados pelo Ministério da Educação, os cursos podem ser oferecidos na grade para o Vestibular 2019. No Instituto Federal, a instituição já se preparou para oferecer o curso de Engenharia Mecânica para 2019.
Ao todo essas três instituições devem oferecer no próximo ano pelo menos 300 novas vagas nesses novos cursos que certamente além de aquecer o ambiente acadêmico, a pesquisa e a iniciação científica na nossa cidade, faz de Hortolândia um polo universitário para preparar nossos jovens para o competitivo mercado de trabalho.
Saiba mais assistindo ao Jornal da TV HORTOLÂNDIA