O Diário Oficial de São Paulo publicou nesta quinta-feira (23) a autorização para a abertura da licitação do Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo, o TIC Eixo Norte. A concessão terá duração de 30 anos a partir da data indicada na ordem de início da operação comercial. O projeto engloba diferentes serviços, incluindo o Serviço Expresso, que conectará Campinas à Estação Barra Funda, em São Paulo, com parada em Jundiaí.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Também estão previstos o Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi, que vão ligar a Estação Barra Funda a Jundiaí, atendendo as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, e o Serviço TIM, que unirá Jundiaí e Campinas, com passagem por Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O trem terá média velocidade, com tempo de percurso de 64 minutos. O projeto também prevê uma extensão até Americana, que não estará inclusa nesta licitação. De acordo com o governo, o primeiro critério de julgamento da licitação será o de menor valor requerido a título de aporte, a ser pago pelo Estado, que estima investir R$ 12,7 bilhões.
Além da tarifa, a concessionária poderá explorar outras fontes de receita com serviços acessórios. A empresa vencedora será responsável pela operação do TIC Eixo Norte, assim como pela implantação e manutenção da infraestrutura. Caberá ao Estado fixar e rever as tarifas dos serviços Linha 7 Inicial, Linha 7-Rubi e TIM. No caso do Serviço Expresso, a concessionária determinará o valor, que deverá estar dentro de um teto fixado em contrato. O governo permitirá, por exemplo, que a empresa agregue nomes comerciais aos nomes das estações.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Isadora de Leão / Gov. de SP