A Guarda Municipal de Hortolândia intensificou as ações de fiscalização com a realização periódica da Operação Bloqueio em vias estratégicas e de grande circulação, principalmente nas entradas e saídas da cidade. Desde meados deste ano, as abordagens já ocorreram em diversos bairros, entre eles Jardim Boa Esperança, Jardim Nova Europa, Estrada do Campo Grande, Parque Vasconcelos, Jardim Flórida, Orestes Ôngaro e Parque do Horto.
As ações contam com o apoio da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e do Canil. Durante a operação, equipes abordam motociclistas e motoristas, verificam documentação pessoal e do veículo e realizam orientações ou autuações quando são identificadas irregularidades.
Entre em nosso grupo do Whatsapp e recebe notícias em tempo real! CLIQUE AQUI
O trabalho ganhou reforço com a incorporação de 53 novos GMs 4ª Classe, aprovados em concurso público. Ao todo, 31 agentes passaram a integrar o efetivo em outubro e outros 24 em junho de 2024. Todos concluíram uma formação de mais de 500 horas/aula, seguindo a Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Os novos profissionais já estão distribuídos em diferentes frentes, incluindo a Patrulha Maria da Penha, o Canil, o patrulhamento de rotina e a ROMU.
Além do aumento do efetivo, o município também investe em tecnologia. Desde fevereiro de 2023, a Prefeitura instalou totens inteligentes em vários bairros. Os equipamentos possuem câmeras com giro de 360 graus e botão de pânico, permitindo o envio imediato de ocorrências à Central de Operações da Guarda Municipal, fortalecendo o monitoramento urbano e a resposta rápida a situações emergenciais.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA

