Lagoa do Amanda é limpa e ganhará novo visual

Nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia concluiu o serviço manual de remoção de aguapés que se concentravam na lagoa do Jd. Amanda. A ação resultou em um novo visual para a área. As melhorias continuam. A Administração Municipal começou a revitalizar o espaço ao redor da lagoa com investimentos em urbanização, que incluem construção de pista de caminhada, espaços para descanso, nova iluminação em LED, além do desassoreamento do lago que fica entre as ruas Casemiro de Abreu e Benjamin Constant. O objetivo é transformar o local em uma nova área de lazer para a comunidade.

O espelho d’água, que antes estava coberto pelos aguapés, já está visível após a limpeza realizada nos últimos dias, com apoio de barcos e de uma escavadeira. Na nova etapa de intervenções, a Prefeitura contará com uma draga, máquina específica para remover areia e detritos do fundo do lago, colaborando ainda mais para o embelezamento do local. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, está em licitação a contratação de empresa para realizar este serviço, ainda neste ano.

O crescimento de aguapés em lagos é resultado do descarte irregular de esgoto doméstico. Os dejetos servem de alimento para as plantas, que se espalham na superfície da água de modo rápido e contínuo. Para evitar que as plantas aquáticas voltem a se proliferar no lago, a Prefeitura trabalha na fiscalização de ligações irregulares de esgoto. Especialmente no Jd. Amanda, a Secretaria de Serviços Urbanos distribui panfletos e leva orientações aos moradores sobre a necessidade de providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora, na rua.

PIC

A reurbanização da lagoa do Jd. Amanda faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA
Texto: PMH

Compartilhe com um amigo: