Mais de 2.000 alunos saíram às ruas no centro da cidade de Hortolândia na manhã desta quarta-feira para protestar contra medida que prevê corte na educação e que poderá afetar principalmente universidades e institutos federais
Em resposta a essa proposta sindicatos instituições se uniram e organizaram manifestos em várias partes do país durante todo o dia.
Em Hortolândia a concentração começou na Igreja Matriz no Vila Real Continuação e logo os alunos passaram pela Avenida Olívio Franceschini que ficou interditada até a Etec.
As aulas aconteceram parcialmente na ETEC e Instituto Federal. Em Monte Mor também houve manifestações e mais de 80% das escolas não tiveram aula durante o dia. Houve manifestação e protestos na cidade de Campinas com mais de 5 mil pessoas.
Alunos e professores do Instituto Federal temem o corte de gastos do segundo semestre está praticamente comprometido. A instituição anda no vermelho.
A tramitação para aprovação do novo curso de Engenharia de Automação está paralisada e o curso não será ofertado no próximo semestre.
Segundo a União Nacional dos Estudantes outros protestos estão previstos para a próxima até o governo recue com o projeto e Desista dos cortes
Direto da Redação
TV Hortolândia