A Prefeitura de Hortolândia avança na construção do Parque Socioambiental do Jardim Amanda, um projeto que transformará a região em um espaço de lazer e convivência para a comunidade. Nesta semana, a empresa responsável intensificou os trabalhos, incluindo a implantação de calçadas, terraplanagem e aplicação de brita na área de estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada dentro do parque. Além disso, iniciaram-se os preparativos de paisagismo, com plantio de grama e cobertura do solo.
Entre em canal do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
O parque ocupará uma área de 90.000 m², integrando duas lagoas existentes no bairro. Entre os atrativos planejados estão pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre para idosos, playgrounds, áreas de convivência e bicicletários. As quadras esportivas e o campo de futebol passarão por reformas, incluindo a construção de novos vestiários. Para melhorar a mobilidade urbana, será implantada uma estação de transferência de ônibus municipal.
A obra, iniciada em agosto de 2024, já alcançou 10% de conclusão. A previsão é que parte do parque seja entregue em maio deste ano, em comemoração ao aniversário de emancipação de Hortolândia. O projeto também contempla a canalização de um córrego de aproximadamente 450 metros próximo à EMEF Tarsila do Amaral e a construção de um vertedouro na segunda lagoa, visando prevenir inundações na Rua Benjamin Constant.
Financiado pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), o Parque Socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais iniciativas do novo Programa de Integração Comunitária (PIC), lançado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes em dezembro de 2023. O projeto busca promover o desenvolvimento urbano sustentável, a preservação ambiental e oferecer novos espaços de lazer e convivência para a população.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA