O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, e autoridades como o deputado estadual Rafa Zimbaldi e o presidente da Câmara, Daniel Laranjeira, visitaram a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade nesta quinta-feira (14/08). O objetivo foi acompanhar as obras emergenciais de limpeza do lodo, apontado como a principal causa do mau cheiro que afeta moradores dos bairros Jardim Jatobá e Residencial Franceschini.
A Sabesp informou que mais de 70% das obras, que contam com um investimento de R$ 28 milhões, já foram concluídas. A previsão é que esta primeira fase seja finalizada até 30 de setembro. Após a limpeza, a etapa seguinte, em outubro, será a substituição de equipamentos.
Nova ETE de Hortolândia terá entrega antecipada
Durante a visita, a companhia também anunciou a antecipação da entrega de uma nova ETE, com previsão para 2027, e não mais 2029. A futura estação será totalmente selada e com tecnologia de ponta, além de ter capacidade para tratar 900 litros por segundo, mais que o dobro da atual.
As autoridades presentes destacaram o compromisso em solucionar o problema. Zezé Gomes ressaltou que vai cobrar até que o mau cheiro seja resolvido. Já o deputado Rafa Zimbaldi reforçou que irá acompanhar de perto o cronograma. O diretor regional da Sabesp, Valdemir de Freitas, garantiu que a nova ETE será um marco para o saneamento da cidade, com estrutura fechada e tecnologia para impedir odores. Daniel Laranjeira, presidente da Câmara, enfatizou a importância da transparência, solicitando relatórios semanais da Sabesp.
Direto da redação
TV HORTOLÂNDIA

