“Operação Saturação” da GM para evitar aglomeração de pessoas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A partir da noite desta sexta-feira (17/07), a Guarda Municipal e o Setor de fiscalização da Prefeitura de Hortolândia participam de mais uma etapa da “Operação Saturação”, que será realizada até a noite de domingo (19/07). Com a manutenção da cidade na “zona vermelha”, de acordo com o Plano São Paulo de Retomada Consciente do comércio, do Governo do Estado, as equipes da Administração Municipal estarão nas ruas, em todas as regiões da cidade, para manter a segurança e evitar aglomeração de pessoas e perturbação do sossego. A operação visa, deste modo, combater a disseminação do Coronavírus no município.

De acordo com a Secretaria de Governo, os agentes da força de segurança da Administração Municipal também continuarão a fiscalização contra o uso de cerol nas pipas. Caso alguém seja flagrado usando cerol, o munícipe será multado em R$ 100,00. Se for menor de idade, os pais serão responsabilizados. A multa irá para o Sistema Tributário Municipal de Multas, por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do infrator.

No final de semana passado, mesmo com a forte atuação das equipes da Guarda Municipal e da fiscalização, o município registrou, mais uma vez, um grande número de ocorrências ligadas à perturbação de sossego e aglomeração de pessoas. De acordo com a Secretaria de Segurança, entre as noites de sexta-feira e domingo (10 a 12/07), foram 75 ocorrências do tipo. Além disso, para tentar coibir o problema, foram fiscalizados comércios e montadas “operações-surpresa”.

“No final de semana passado, tivemos 75 ocorrências deste tipo. O número é alto, mas menor que o do final de semana retrasada, quando tivemos um ‘recorde’ de 109 chamadas. Pedimos a colaboração e o apoio da população para nos ajudar a proteger a saúde de todos. Contamos com as denúncias para coibirmos esta ação”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinete.

Segundo a Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal atendeu, desde janeiro deste ano, 1.804 chamadas ligadas à perturbação de sossego e aglomeração de pessoas. Os maiores números de denúncias e ocorrências aconteceram durante os meses de pandemia do Coronavírus.

Como denunciar

O munícipe que flagrar esta situação pode denunciar os infratores. Eles podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Rodrigo Fonseca

Compartilhe com um amigo: