A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas anunciou hoje que planeja reabrir a pista interna de caminhada na Lagoa do Taquaral até o final desta semana. Essa área estava bloqueada desde o acidente fatal ocorrido no início deste ano, quando um eucalipto gigante caiu, resultando na morte de uma criança e deixando uma mulher ferida.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Após a tragédia, que ocorreu em 24 de janeiro, o parque foi fechado e a Prefeitura iniciou um plano para remover centenas de árvores condenadas na área verde mais famosa da cidade. O parque foi reaberto dois meses depois, em 25 de março, mas o espaço onde os eucaliptos estavam permaneceu fechado para o público, incluindo a pista de caminhada.
De acordo com a Secretaria, a pista de caminhada será reaberta, mas o espaço onde os eucaliptos estavam localizados continuará fechado com tapumes, pois está prevista a realização de uma obra de urbanização no local.
Além do espaço fechado com tapumes, a Lagoa também está passando por reformas em sua parte elétrica e trilhos para permitir que o icônico bondinho seja reativado. Segundo a Prefeitura, a reativação está prevista para ocorrer em dois meses.
A maioria dos equipamentos e espaços do parque já estão liberados para uso público desde março, incluindo os pedalinhos, a visitação à Caravela, as quadras poliesportivas, a área do cartódromo, o Parcão e a academia da terceira idade.
A área onde estavam os eucaliptos foi interditada desde o acidente para a remoção das árvores. No total, mais de 500 eucaliptos e outras 181 árvores de diferentes espécies foram retirados da Lagoa.
No mês passado, a Administração anunciou que suas propostas relacionadas ao manejo de árvores na Lagoa do Taquaral serão implementadas. Uma das propostas é reflorestar a área onde os eucaliptos foram retirados.
Segundo a Administração, o plano é estabelecer um bosque urbano no local, com o plantio de 1.500 mudas de espécies nativas, ainda a serem definidas, de acordo com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Campinas