O anúncio na semana passada da Reforma do Hospital Municipal Mário Covas tem deixado usuários do Sistema Único de Saúde preocupados. O Hospital que sempre foi alvo de reclamações já passou por alguns ajustes desde o início da gestão do atual prefeito Ângelo Perugini.
No primeiro mês, houve troca do telhado e manutenção do prédio que foi construído para atender uma cidade de no máximo 100 mil habitantes. Hoje com quase 220 mil moradores e com a crise na saúde em Campinas, a unidade médica passou a atender moradores de várias cidades.
O Hospital tinha sido deixado pela gestão anterior com graves problemas estruturais o que comprometia o atendimento. Em uma denuncia feita ao Jornal da TV Hortolândia em Dezembro de 2017, reportagem mostrou condições precárias da Cozinha do Hospital.
Veja a matéria que foi ao ar em Dezembro de 2017.
A atual reforma do Hospital deve ser feita no prazo de até 18 meses e mais de 50% do atendimento será transferido durante esse período de tempo para as UPAs da cidade. Essa é a grande preocupação, pois há grande medo de essas Unidades de Atendimento não conseguirem atender a grande demanda da cidade. Do outro lado, a prefeitura assegura que as UPAs estão sendo estruturadas e tem capacidade para suprir a parte que não será atendida no Mario Covas.
Se essa é a melhor maneira de apresentar um plano para recuperação da saúde da nossa cidade, não sabemos, mas há uma grande preocupação com a Reforma que pode prejudicar não só a saúde, mas o nome do Prefeito da cidade que planeja possível reeleição no próximo ano.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA