Na tarde desta terça-feira (21), um posto de combustíveis localizado no bairro Castelo em Campinas, foi autuado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) por vender gasolina comum e aditivada com percentual de etanol anidro acima do permitido por lei. Segundo a agência, os combustíveis vendidos continham 61% e 54% de etanol anidro, enquanto o limite legal é de 27% em ambos os casos.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Além disso, há suspeitas de que a quantidade de metanol presente no etanol hidratado comercializado pelo posto seja irregular, uma vez que o limite legal é de 0,5%. Contudo, essa informação ainda será confirmada em laboratório pela agência.
Em decorrência dessas irregularidades, a ANP determinou a interdição de 12 bicos em quatros tanques do posto em questão. Segundo a agência, essa medida não configura uma punição, mas sim uma ação cautelar para proteger o consumidor.
Os responsáveis pelo posto agora passarão por um processo administrativo e, caso as irregularidades sejam comprovadas, poderão ser multados em até R$ 5 milhões, além de terem o funcionamento do posto suspenso e revogado em caso de reincidência.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa: EBC