Hortolândia

Prefeitura intensifica mutirão contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Hortolândia intensifica os mutirões de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, em diversos bairros do município. Os próximos bairros a receber o mutirão serão o Jardim Rosolen, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Santa Izabel, Jardim Ricardo, Jardim São Benedito, Jardim Santa Cândida e Jardim Viagem, no dia 23 de março. A novidade é de que os mutirões acontecerão quinzenalmente no município. O cronograma pode ser alterado se ocorrer chuva durante o dia programado do mutirão. Neste ano, o município registrou 164 casos suspeitos de dengue. Deste total, 5 casos são positivos. 

A Administração Municipal escolheu os próximos bairros para serem atendidos no mutirão porque uma avaliação realizada por agentes de saúde detectou grande incidência larvária nestes locais. De acordo com a Secretaria de Saúde, na semana passada receberam a ação os bairros Jardim Santiago, Jardim Aline, Vila Guedes e Jardim Conceição. No dia 22 de fevereiro, a Prefeitura também apoiou a ação regional, promovida pela EPTV, contra o mosquito Aedes Aegypti.

Os mutirões têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter limpo casas, quintais e terrenos baldios para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças. A Prefeitura lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como a Operação Cata-Bagulho e o plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde públicas. 

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto a necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar de casos mais graves. 

Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia

Comentários via Facebook

Facebook

Contato

Fale com a redação


(19) 98156-5064

Horóscopo

Patrocinadores

OUÇA AQUI A RÁDIO DIGITAL POP!

NoAr – Rádio Digital Pop