Um professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é suspeito de agredir e tentar esfaquear um aluno durante um protesto e paralisação de estudantes e funcionários no campus do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, na manhã de terça-feira (3).
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A acusação foi feita por Gustavo Bispo, de 20 anos, que também é diretor do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Segundo Bispo, ele e outro estudante foram agredidos pelo professor.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a briga entre os dois homens, alegadamente o docente e o aluno, ocorrendo ao lado de uma grade em um andar superior. A briga envolve agressões físicas e gritaria. No vídeo, é possível ver o homem identificado como o professor segurando um objeto pontiagudo. Em seguida, dois homens, aparentemente seguranças da universidade, interrompem a briga e confiscam um objeto que parece ser uma faca.
A Polícia Civil informou que o professor foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o incidente.
Outro aluno relatou que o mesmo professor ameaçou atacá-lo com spray de pimenta, mas foi impedido por outras pessoas.
O professor envolvido na situação foi identificado como Rafael de Freitas Leão e leciona no Instituto de Matemática. Em suas redes sociais, há fotos dele com uma faca e um machado. Apesar das acusações dos estudantes, ele registrou um boletim de ocorrência alegando ter sido atacado (mais detalhes abaixo).
O caso foi encaminhado ao 7º Distrito Policial, e de acordo com a Polícia Civil, o professor foi ouvido.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão