Ícone do site TV HORTOLÂNDIA

Programa das Escolas Cívico-Militares é suspenso no estado de São Paulo.

O TJ-SP (Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo) suspendeu a lei que institui o programa das escolas cívico-militares no estado, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em maio deste ano. O desembargador Figueiredo Gonçalves registrou a decisão ontem (6), determinando a suspensão imediata a partir desta Quarta (7). Em Hortolândia 3 escolas se interessam pelo programa. Campinas, seis escolas também manifestaram interesse no programa cívico-militar.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

A medida respondeu a uma ação movida pelo APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que critica a iniciativa desde a aprovação do projeto na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Gonçalves argumenta em sua decisão que “sérias controvérsias surgem acerca da constitucionalidade desse programa, o que não recomenda sua implementação antes de uma decisão final sobre o tema”.

A implementação do projeto nas escolas estaduais que manifestaram interesse está na etapa de consulta pública, aberta na última Quinta-Feira (1). O parecer das comunidades escolares deveria ser registrado até o dia 15 de agosto, por meio da SED (Secretaria Escolar Digital).

Com a suspensão do programa das escolas cívico-militares, o desembargador determina que o programa permaneça suspenso até que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) sobre o projeto seja analisada no STF (Supremo Tribunal Federal).

ASSISTA AO JORNAL DA TV HORTOLÂNDIA TODOS OS DIAS ÀS 18h

Jornal da TV Hortolândia 30 de julho 2024
Compartilhe com um amigo:
WhatsappFacebookInstagramX
Sair da versão mobile