A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a queda nas temperaturas nos próximos dias em várias áreas do estado. A região de Campinas será especialmente afetada, com previsão de mínimas de 10°C e sensação térmica de 6°C.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
Essa queda repentina de temperatura está relacionada a uma massa de ar frio e aos ventos provenientes do sul.
De acordo com o órgão estadual, na região da Serra da Mantiqueira, as mínimas podem chegar a 6°C, enquanto em São José dos Campos a mínima será de 8°C, com sensação térmica de 7°C. Essas são as temperaturas mais baixas previstas para a semana.
Na região metropolitana de São Paulo, a mínima será de 9°C, com sensação térmica de 6°C. Já nas regiões de Campinas e Sorocaba, as mínimas devem ficar em torno de 10°C, com sensação térmica de 6°C.
Nas regiões de Itapeva e Vale do Ribeira, os termômetros também registrarão mínimas de 10°C, com sensação térmica de 7°C.
A Defesa Civil está orientando a população sobre os cuidados necessários durante esse período, uma vez que a queda brusca de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando os riscos para a saúde e ocorrência de incidentes.
Em temperaturas extremamente baixas, as pessoas estão mais propensas a sofrer de hipotermia, sendo as crianças e idosos os mais vulneráveis a doenças agravadas pelo frio. Caso alguém se depare com pessoas em situação de rua, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 para informar a situação.
Para evitar doenças oportunas, como gripes, resfriados, pneumonia e meningite, é essencial adotar medidas simples, como evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, além de manter a higiene das mãos com frequência.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa