Setores empresariais de Campinas cobram alívio fiscal do prefeito

 

Cerca de treze entidades do setor empresarial de Campinas, escreveram hoje uma carta destinada ao prefeito Jonas Donizette (PSB) cobrando alívio fiscal durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. A prefeitura suspendeu a abertura do comércio e restringiu atividades industriais desde o último dia 23 de março.

As entidades, que se intitulam “Movimento das entidades empresariais em prol de Campinas”, pedem a suspensão, por 3 meses, do pagamento de impostos como o IPTU e ISS, além do prolongamento do vencimento do programa municipal de renegociação de dívidas, isenção da taxa de desligamento da Sanasa para empresas que desejam cancelar o fornecimento e isenção de taxas para renovações de alvarás.

“Respeitada a necessidade da quarentena imposta ao município e a prioridade na preservação da vida humana, ressaltamos a nossa preocupação com a reabertura das empresas, como uma medida capaz de minimizar o colapso econômico e demissões em massa, bem como evitar o encerramento definitivo de muitas empresas em nosso município”, diz a carta.

NÃO DÁ

Na tarde desta quinta-feira (2), em uma transmissão ao vivo, o prefeito Jonas Donizette disse que sente “total solidariedade a essas pessoas (empresários)”, mas que “a dureza está grande”.

“Ontem paguei uma folha salarial de R$ 100 milhões, 70% disso para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Nossos gastos aumentaram, não podemos abrir mão de impostos”, disse o prefeito.

Jonas também informou que o decreto de calamidade pública, publicado no último dia 22 de março, permite que o governo mexa no orçamento. Mas não tem como mexer se não tem dinheiro. Quem faz dinheiro é o governo federal”, afirmou Jonas.

No entanto, ele disse, que enquanto presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) vai atuar pela aprovação de projetos elaborados pelo governo federal que beneficiem o comércio e o setor empresarial.

“Acho que em breve virá um pacotão, a questão do orçamento de guerra. Como presidente da FNP vou atuar para que essas medidas saiam do papel.”

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA:  

Carta Aberta das Entidades de Campinas

MOVIMENTO DE ENTIDADES DE CAMPINAS – SP

Campinas, 31 de março de 2020

Ao ilustríssimo Sr.
Jonas Donizette
M.D. Prefeito de Campinas

Senhor Prefeito,
Sabendo da importância das empresas para a economia da cidade e fonte de renda da população, as Entidades Empresariais de Campinas se uniram para propor ações que busquem manter as empresas e, principalmente os empregos, em meio à crise atual provocada pela pandemia do covid19.

Notadamente, são louváveis todos os esforços dos governos no sentido das medidas adotadas para a contenção da pandemia e preservação da vida humana.

Neste sentido, estamos preparando e estruturando medidas conjuntas para apoiar de forma segura a reabertura gradativa das empresas no município de Campinas, quando este for autorizado pelo poder público.
As entidades assumem o compromisso de apresentar manuais de boas práticas online para que todos os setores possam operar de forma segura para seus colaboradores e clientes, respeitando e adotando as normas preconizadas pela OMS.

As entidades representadas neste documento, reiteram seu compromisso com seus associados e com a população da cidade de Campinas, e vem, por meio desta REQUERER, que haja o compromisso do município
em suspender em caráter de urgência os itens, citados abaixo, pelo prazo de 90 dias:

a) Pagamento do Imposto Predial e Territorial (IPTU);
b) Pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
c) Postergar o vencimento do Refis;
d) Isenção da taxa de desligamento da Sanasa para empresas que desejam cancelar o serviço;
e) Isenção de taxas de renovação de alvará.

Respeitada a necessidade da quarentena imposta ao município e a prioridade na preservação da vida humana, ressaltamos a nossa preocupação com a reabertura das empresas, como uma medida capaz de minimizar o colapso econômico e demissões em massa, bem como evitar o encerramento definitivo de muitas empresas em nosso município.

Agradecemos antecipadamente a vossa sensível atenção e pronto atendimento ao presente pleito, cujas entidades manifestam.

Atenciosamente,

Movimento das entidades empresariais em prol de Campinas

ABRASEL | REGIONAL REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
ACEMDD | ASSOCIAÇÃO CAMPINEIRA DE EMPRESAS DE DESIGN E DECORAÇÃO
ACIC | ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CAMPINAS
ASSOCIAÇÃO AVANÇA CAMPINAS
CIESP | REGIONAL CAMPINAS
CAMPINAS E REGIÃO CONVENTION & VISITORS BUREAU
ABIH -| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
POLO ARQDEC
SESCON CAMPINAS
SINDIVAREJISTA DE CAMPINAS E REGIÃO
SINDICATO DOS DESPACHANTES ADUANEIROS DE SÃO PAULO
SINDICATO DOS HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES, E SIMILARES DE CAMPINAS
SINDILOJAS | SINDICATO DOS LOJISTAS DO COMÉRCIO DE CAMPINAS

 

Direto da Redação

Gabriel Falopa

TV Hortolândia

Compartilhe com um amigo: