Vacinação contra gripe inicia amanhã, com crianças, gestantes e puéperas

Começa nesta quarta-feira (10/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe. Nas duas primeiras semanas da campanha, o público alvo priorizado pelo Ministério da Saúde são crianças com idade de seis meses até seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mães com bebês recém nascidos, de até 45 dias). A partir do dia 22, a vacina será ampliada para os demais grupos de risco: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores e doentes crônicos, com carta de recomendação médica. Em Hortolândia, a Secretaria de Saúde estima que mais de 54 mil pessoas fazem parte dos grupos de risco. A meta do município é imunizar 90% deste público.

Ao todo, 16 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com salas de vacina estarão abertas, de segunda a sexta-feira, para a oferta da vacina contra gripe. O horário desta imunização é das 8h às 16h. Para garantir a proteção, basta procurar o ponto de vacinação mais próximo de casa e lavar a carteirinha de vacinação para que a imunização seja anotada. Quem não conseguir ir até a unidade de saúde em dias úteis, será possível ser vacinado no Dia D da campanha, em 04 de maio, um sábado. Nesta data, todas as unidades de saúde também estarão abertas.

O início da vacinação por grupos de risco que incluem crianças, gestantes e puérperas se dá pela grande incidência de gripe nestes grupos, com casos que evoluíram de forma negativa, sendo registrados inlcusive óbitos. De acordo com o Informe Técnico do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde “a vacinação contra o vírus Influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o lactente. Estudos realizados com acompanhamento de bebês de mães vacinadas durante a gestação demonstraram que a proteção contra Influenza confirmada por testes laboratoriais foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida. Além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês e o risco de hospitalização que é extremamente elevado nos primeiros meses de vida”.

As puérperas vacinadas conferem proteção aos bebês de até seis meses pela amamentação. No caso das crianças de seis meses até seis anos, a imunização protege inclusive contra a proliferação da Gripe em ambientes escolares e dentro da família. Isso porque o adulto que cuida da criança também pode adoecer.

“Tomar a vacina mantém o organismo mais resistente contra os principais vírus em circulação. A imunização não tem contraindicação e é uma importante aliada para garantir a vitalidade e as boas condições de saúde das pessoas”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

Confira abaixo as unidades de saúde com sala de vacina:

1.UBS D. Bruno Gamberini (Nova Hortolândia)

2.UBS Jd. Rosolen

3.UBS Novo Ângulo

4.UBS Jd. Amanda

5.USF São Sebastião

6.USF São Jorge

7.USF Parque do Horto

8.USF Orestes Ôngaro

9.USF Santa Esmeralda

10.USF Santiago

11.USF Jd. Adelaide

12.USF São Bento

13.USF Jd. Amanda

14.USF Villagio Ghiraldelli

15.USF Nova Europa

16.USF Taquara Branca

Calendário – Grupos de Risco

De 10 de abril a 31 de maio

•Crianças até 6 anos

•Gestante

•Puérperas

De 22 de abril a 31 de maio

•Idosos

•Doentes crônicos

•Trabalhadores da saúde

•Professores

Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia

Compartilhe com um amigo: