BYD inaugura Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Campinas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve presente na cerimônia de inauguração do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da BYD Energy. O evento, ocorrido na manhã de sexta-feira, 15 de dezembro, contou com a participação de autoridades dos âmbitos municipal, estadual e federal. O laboratório é o primeiro da América Latina dedicado ao estudo completo do ciclo de produção de módulos fotovoltaicos.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

Essa iniciativa destaca o potencial brasileiro para ser autossuficiente na fabricação de módulos fotovoltaicos, considerando que o Brasil foi o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022, a principal matéria-prima para a produção de painéis solares.

Durante o evento, o prefeito enfatizou a importância da presença da BYD, renomada mundialmente na transformação de energia limpa, no município. Ele destacou a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, destinado ao aprimoramento de painéis fotovoltaicos, como uma medida crucial para enfrentar as mudanças climáticas por meio de energia limpa e eficiente, incluindo a eletrificação da frota de veículos.

O prefeito também mencionou parcerias estratégicas com instituições de pesquisa locais, como a Unicamp, o CTI Renato Archer e o Instituto Eldorado, ressaltando o papel fundamental do ecossistema de inovação de Campinas na atração de investimentos e empresas de alto nível, como a BYD, para contribuir globalmente para uma energia mais sustentável e um meio ambiente mais amigável.

Com o novo laboratório, a BYD alcança um total de R$ 65 milhões em investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, reforçando seu compromisso não apenas em trazer soluções líderes de mercado para o Brasil, mas também em contribuir significativamente para o desenvolvimento tecnológico em território nacional.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, destacou a importância desse momento para o estado, enfatizando a abordagem abrangente da BYD, desde o silício até o fotovoltaico. Ele ressaltou a oportunidade para a BYD deixar sua marca ao mostrar a importância da nacionalização de suas soluções em um contexto em que o estado incentiva ativamente a transição energética.

Além do prefeito Dário Saadi e do vice-governador Felício Ramuth, o evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf; a vice-presidente mundial da BYD, Stella Li; o cônsul da China, Yu Peng; o reitor da Unicamp, Antonio José Meireles; e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

 

Imagem: Fernanda Sunega

Compartilhe com um amigo: