Alunos da Rede Municipal retornam hoje às aulas em Campinas e Sumaré

As aulas em 208 escolas da rede municipal de Campinas começam nesta segunda-feira, 06 de fevereiro. Também retornam para as salas de aulas os alunos da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec)/Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp).

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Na cidade, ao todo, são 61 mil estudantes que estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), qualificação profissional e profissionalizante.

Os alunos da rede municipal recebem material didático, uniforme (bermuda, camiseta de manga longa e curta, além do agasalho), alimentação e transporte escolar (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros das escolas). Os estudantes também recebem um Chromebook e um leitor de livros digital.

SUMARÉ

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Sumaré tem início na próxima segunda-feira (6). O calendário foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação no início desta semana. No último dia 31, os alunos da educação infantil – etapa que atende crianças de até três anos – das instituições conveniadas por meio do Proeb (Programa de Educação Básica) também já voltaram à escola. A Rede Municipal de Ensino de Sumaré possui, aproximadamente, 22 mil estudantes.

Desde o final do ano passado, unidades escolares de todas as regiões de Sumaré recebem obras de reformas e manutenção, como novos pisos, pintura, portas, janelas, telhado, banheiro, assim como roçagem e capinagem das áreas de lazer e atividades externas das instituições.

“Todo esse conjunto de melhorias visão contribuir para um melhor ambiente para nossos alunos e professores durante o dia a dia”, disse o secretário de Educação de Sumaré, José Marin.

As salas de aula das unidades municipais estão equipadas com lousa digital. Além disso, a partir deste ano, os alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental contarão com aulas de robótica. A nova disciplina foi incluída no currículo escolar em 2022, como projeto piloto, e agora passa a fazer parte da grade curricular comum a todas instituições municipais. Os estudantes receberão um kit com robô, peças e plataformas para a construção de protótipos e estruturas, estimulando a criatividade. Os kits de uniforme escolar também já chegaram e devem ser distribuídos aos alunos ao longo deste mês.

“Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes, formando ainda cidadãos de bem. Além das atividades extracurriculares com os alunos, também investimos na capacitação e valorização dos nossos colaboradores e buscamos promover a integração das escolas com a comunidade, por meio de diversos eventos e projetos educacionais. Realizamos investimentos em todos os níveis de ensino, tanto na parte pedagógica como estrutural, fortalecendo a Educação como um todo em nossa cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Novas escolas

Neste ano, Sumaré ganhará quatro novas escolas, três delas com obras em estágio avanço. O investimento é de, aproximadamente, RS 8 milhões. Juntas, as unidades escolares beneficiarão mais de 1,1mil alunos da rede municipal de Sumaré.

As novas unidades são no Condomínio Emilio Bosco/Jardim das Estâncias, na Região do Matão, no Residencial Itália, na região da Área Cura, e no Jardim das Águas, em Nova Veneza.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Sumaré

Compartilhe com um amigo: