Alunos são ameaçados após ataque hacker com vazamento de dados em Campinas

Um suposto ataque cibernético tem gerado preocupação entre alunos de uma unidade de ensino da FGV (Fundação Getúlio Vargas) em Campinas. Os dados dos alunos foram acessados por alguém que se apresenta como um hacker, que exigiu o pagamento de mais de R$ 1 milhão em Bitcoins para a universidade em um prazo de 8 dias, caso contrário, os dados de 74 mil estudantes seriam expostos na internet.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Os alunos do Instituto de Educação Empresarial de Campinas e Belo Horizonte receberam um e-mail que apresentava seus nomes completos, CPFs, RGs e endereços, juntamente com a exigência de resgate das informações. A universidade informou que seu sistema de segurança detectou tentativas de ataque, mas que o programa não foi invadido. Além disso, foi afirmado que o vazamento pode ter ocorrido de outra maneira.

Um especialista técnico afirmou que as mensagens geralmente são enviadas em inglês e que a assinatura no final é bem fora do comum. Quando uma empresa sofre um ataque hacker, os dados são criptografados e não é mais possível acessá-los. No entanto, no conteúdo desses dados, é possível haver uma mensagem solicitando resgate.

Independentemente de ser ou não um ataque cibernético, a apropriação de dados de terceiros é crime. Um boletim de ocorrência foi registrado em Belo Horizonte e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhe com um amigo: