Campinas entra em estado de atenção com 28,3% de umidade relativa do ar

Campinas registrou umidade relativa do ar em 28,3% às 12h40 desta quarta-feira, 30 de junho, e está em estado de atenção. O alerta foi emitido pelo departamento de Defesa Civil da Prefeitura quando a Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte registrou a queda da Umidade Relativa do Ar (URA) abaixo dos 30%. Quando o índice está entre 20 e 30%, é declarado o estado de atenção, o que deflagra comunicado da Defesa Civil para a comunidade.

Na sequência, são tomadas medidas preventivas pelos órgãos municipais. Quando o setor de monitoramento da Defesa Civil do município emite o Alerta de Estado de Atenção, por exemplo, há a suspensão de aulas de Educação Física nas escolas e são ampliadas as vistorias preventivas para queimadas.

Cuidados

A baixa umidade do ar causa danos para a saúde, aumentando o risco e o agravamento de problemas respiratórios e podendo levar à desidratação e sobrecarga no organismo de pessoas com doenças cardíacas. Também prejudica o meio ambiente, com mais ocorrências de incêndios em áreas de vegetação. Entre as várias recomendações do estado de atenção, a principal é aumentar a hidratação corporal, ingerindo água à vontade.

É preciso ficar atento com crianças e idosos. A desidratação, sobretudo nestes públicos, pode levar à confusão mental, entre outras situações de risco prejudiciais à saúde. A população deve evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e sempre procurar locais sombreados.

Outra alternativa é umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar jardins etc. Sempre que possível, procurar permanecer em locais protegidos do sol e arborizados. A Defesa Civil também alerta para que não sejam realizadas queimadas nem fogueiras. Além de crime ambiental, o fogo em mato coloca em risco a vida e a saúde das pessoas.

Por Prefeitura de Campinas
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Compartilhe com um amigo: