A partir de 6 de janeiro de 2025, estudantes e professores das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba podem solicitar o Passe Livre Escolar ou a Meia Tarifa para o ano letivo de 2025. As vendas dos créditos eletrônicos da cota Meia Tarifa e a utilização da cota do Passe Livre Escolar para os aprovados serão iniciadas em 1º de fevereiro.
Quem tem direito:
-
Passe Livre Escolar: Isenção total da tarifa para alunos do ensino regular, técnico ou superior de escolas públicas que atendam aos critérios de renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (atualmente R$ 2.118,00) ou que sejam beneficiários de programas como FIES, PROUNI ou cotas sociais.
-
Meia Tarifa: Desconto de 50% no valor da passagem para estudantes que não se enquadram nos critérios do Passe Livre e para professores que residem em um município e lecionam em outro dentro da mesma região metropolitana.
Como solicitar:
-
Cadastramento pela instituição de ensino: A escola ou universidade deve estar registrada junto à EMTU e realizar o cadastro do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP.
-
Preenchimento do formulário: Após o cadastro pela instituição, o interessado deve acessar o site da EMTU, preencher o formulário de solicitação, enviar os documentos digitalizados necessários e efetuar o pagamento da taxa de R$ 27,65.
Emissão do cartão:
-
Região Metropolitana de São Paulo: Após a aprovação do benefício, o solicitante deve obter o Cartão TOP, disponível pelo aplicativo TOP ou em pontos físicos autorizados. É necessário agendamento prévio para atendimento presencial e apresentação de documento oficial com foto.
-
Demais regiões metropolitanas: O procedimento permanece o mesmo dos anos anteriores, com instruções específicas disponíveis no site da EMTU.
A EMTU reforça que a solicitação do Passe Escolar é realizada apenas uma vez por ano. Após a aprovação, o benefício é válido para todo o ano letivo, sem necessidade de renovação.
Para mais informações e acesso aos formulários de solicitação, os interessados devem visitar o site oficial da EMTU.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA