Estoques da Fundação Pró-Sangue permanecem em estado crítico

A Fundação Pró-Sangue alerta para a o estado crítico dos estoques dos tipos O+, O-, A- e B- neste mês de janeiro. De acordo com a entidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, há um registro histórico de 30% de queda das doações nesse período, que se acentua com a alta temperatura registrada nos termômetros.

Segundo especialistas, isso ocorre com a chegada das férias escolares e as viagens no período, o que impacta negativamente no armazenamento promovido pelos hemocentros de todo o Brasil. O esforço, agora, está voltado à normalização das reservas.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes, alerta o presidente da Fundação Pró-Sangue, Vanderson Rocha. “Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação”, explica o gestor.

Além disso, os candidatos devem se hidratar bem no dia da doação. Segundo um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante no controle da pressão sanguínea.

Fonte: Governo Do Estado De São Paulo

Compartilhe com um amigo: