Hortolândia entra em estado de atenção devido à umidade do ar

A cidade de Hortolândia entrou em estado de atenção por conta da baixa umidade do ar. A Defesa Civil da cidade alerta ainda que quedas mais bruscas na umidade podem acontecer nesta semana em decorrência das baixas temperaturas e da incidência solar com poucas nuvens no céu.

A estação que mede a umidade do ar na cidade, localizada no Parque Irmã Dorothy, registrou temperatura de 20,5ºC e umidade relativa do ar (URA) de 25,8%. Caso a umidade do ar continue caindo, Hortolândia pode entrar em estado de atenção.

O coordenador da Defesa Civil de Hortolândia, Iluíde Carbonero, explica que, durante o inverno, a umidade do ar costuma apresentar queda, com pico de mínima por volta das 15h: “Geralmente, neste horário a umidade relativa do ar fica em torno de 30%. No entanto, nesta semana temos uma tendência de queda acentuada, já que ainda no período da manhã a umidade está abaixo deste índice. Neste percentual, a cidade está em estado de atenção. Não há como prever como será esta queda ao longo do dia e nos próximos dias, mas há uma possibilidade de chegarmos em estado de alerta (abaixo de 20%) e, até mesmo, de emergência (abaixo de 12%)”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de URA abaixo de 60% são prejudiciais à saúde. Confira as dicas da defesa civil para evitar problemas de saúde neste período:

Entre 30% e 21% – Estado de Atenção

Cuidados a serem tomados:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água;
  • Permanecer em locais protegidos do sol;
  • Consumir água à vontade.

Entre 20% e 12% – Estado de Alerta

Cuidados a serem tomados, além daquelas já recomendadas no estado de atenção:

  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% – Estado de Emergência

Cuidados a serem tomados, além das recomendações dos estados de atenção e alerta:

  • Interromper atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, inclusive coleta de lixo, entrega de correspondência, por exemplo;
  • Reforçar a umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, idosos e hospitais.

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Compartilhe com um amigo: