Em uma ação estratégica para reforçar a segurança municipal, Hortolândia inaugurou nesta quarta-feira (3) a nova Sala de Gerenciamento de Crise para Eventos Climáticos. O espaço passa a sediar o COE (Centro de Operação de Emergência) da Defesa Civil e está instalado no Gabinete do Prefeito, reforçando a articulação do município em situações de emergência.
Entre em nosso grupo do Whatsapp e recebe notícias em tempo real! CLIQUE AQUI
A iniciativa ocorre no mesmo dia em que entra em operação o novo Radar Meteorológico da Região Metropolitana de Campinas (RMC), adquirido pela Agemcamp e pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC. O equipamento, instalado na Unicamp, é considerado fundamental para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com capacidade de identificar tempestades severas e emitir alertas via Cell Broadcasting diretamente para celulares de moradores em áreas de risco nos 20 municípios da região.
A apresentação oficial do COE aconteceu durante o “Simulado de Evento Severo na Região Metropolitana de Campinas”, exercício integrado que testou a coordenação entre diferentes órgãos públicos. As equipes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Hortolândia acompanharam as etapas do simulado de forma remota, utilizando a nova estrutura.
A operação do radar já está garantida: as credenciais de acesso ao sistema serão enviadas diretamente ao Gabinete do Prefeito, permitindo que a Defesa Civil Municipal atue com rapidez e precisão diante de ocorrências climáticas severas.
Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA

