Hortolândia promove o Dia D da Campanha “Agosto Lilás” na próxima segunda-feira

No dia 07 de agosto, os servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia participaram do Dia D da Campanha “Agosto Lilás”. Essa campanha, organizada pelo Departamento da Mulher, vinculado à Secretaria de Governo, tem como objetivo abordar a prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher. A ação aconteceu nos prédios públicos da cidade, incluindo o Paço Municipal “Palácio das Águas”, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha. Para demonstrar apoio à campanha, os servidores foram convidados a usar roupas e adereços lilás.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

A campanha “Agosto Lilás” tem como proposta promover uma série de atividades, eventos e ações em vários espaços públicos da cidade, como escolas, unidades de saúde, comércios e vias públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do debate e enfrentamento da violência contra as mulheres. Este ano, a campanha tem o tema “Vire a página e escreva uma nova história”. A ação interna nos prédios públicos da cidade busca mobilizar os servidores municipais a se engajarem na campanha, e o Departamento da Mulher distribuiu laços lilás aos servidores no Paço Municipal. Além disso, eles convidam os servidores, departamentos e secretarias do funcionalismo público municipal a tirarem fotos e marcarem as redes sociais da Prefeitura de Hortolândia.

Na terça-feira, dia 02 de agosto, o Departamento da Mulher realizou uma roda de conversa com educadoras da Escola Estadual Profª Paulina Rosa, no Jd. Santa Rita de Cássia. A diretora do Departamento, Josefa Teixeira, destacou que o debate em unidades escolares é essencial para conscientizar sobre o tema da violência contra as mulheres. A equipe do Departamento da Mulher, com apoio do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), ministrou a palestra “Vire a página e escreva uma nova história” para cerca de 400 pessoas, entre alunos, educadores e funcionários, na Escola Estadual Liomar Freitas Câmara, no bairro Vila Real.

As atividades promovidas pelo Departamento da Mulher durante o mês incluem palestras, rodas de conversas, blitz com faixas e divulgação de materiais a pedestres e motoristas, panfletagem em feira livre, apresentação de teatro no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso, além da mobilização interna de servidores da Prefeitura. Essas ações serão realizadas em unidades escolares, comércios, empresas, órgãos da Prefeitura, unidades de saúde e nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil). A campanha conta com a participação de diversas colaboradoras, como Conselheiras Municipais dos Direitos das Mulheres, profissionais do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), representantes dos Direitos Humanos, advogadas, assistentes sociais, psicólogas, autoridades municipais e outras mulheres referências em diversos segmentos da sociedade. De acordo com o Departamento da Mulher, a campanha “Agosto Lilás” alcançará mais de 10 mil moradores da cidade, incluindo crianças e idosos, por meio das mais de 70 ações planejadas para o mês. A programação completa da campanha pode ser consultada neste LINK.

Principais tipos de Violência Contra a Mulher

  • VIOLÊNCIA FÍSICA: Acontece por meio de qualquer ação que cause dano físico ou lesão à mulher.

  • VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: Acontece por meio de agressões emocionais e verbais que afetam a autoestima, a autoconfiança e o bem-estar emocional da mulher. Inclui ameaças, humilhações, xingamentos, chantagens emocionais, manipulação, controle excessivo, entre outras práticas abusivas.

  • VIOLÊNCIA MORAL: Ato caracterizado por condutas humilhantes, que têm por objetivo atingir a dignidade da vítima, silencia-la e isolá-la do convívio profissional.

  • VIOLÊNCIA SEXUAL: Acontece por meio de qualquer ato que obrigue ou induza a mulher a participar de práticas sexuais sem o seu consentimento ou contra a sua vontade, como estupro, abuso sexual e assédio sexual.

Cerca de 50 mil mulheres sofrem violência todos os dias no Brasil. Denúncias podem ser realizadas através do número de telefone 180. 

Direto da Redação

Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

 

 

Compartilhe com um amigo: