Lagoa do Taquaral deve ganhar novo bosque após remoção de árvores

A Prefeitura de Campinas e o Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo estão planejando um plano de revitalização da flora na Lagoa do Taquaral, após a extração e poda de pouco mais de 200 árvores no local.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

A extração das árvores foi realizada devido ao acidente que ocorreu em janeiro, quando um eucalipto de grande porte caiu e matou uma menina de 7 anos que estava comemorando o aniversário de uma prima no parque. Desde então, o parque está fechado e o trabalho de extração e poda de 181 árvores condenadas na Lagoa começou no dia 27 de fevereiro e deve durar cerca de 10 dias.

Segundo a secretaria de Serviços Públicos de Campinas, os cortes começaram após equipes finalizarem a retirada total ou parcial de 55 eucaliptos que ficavam próximos ao local da tragédia. Em meados de fevereiro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente havia sinalizado positivamente para um projeto conjunto que visa implantar um bosque de espécies nativas em Campinas.

O objetivo do bosque é abrigar várias espécies de árvores nativas que possam, além de proporcionar ar puro, sombra, abrigo da pequena fauna urbana, entre outros benefícios, forneçam sementes para que sejam cultivadas no Viveiro Municipal e para pesquisas. O projeto visa, a longo prazo, aumentar o número de árvores na Lagoa do Taquaral, melhorar a qualidade do ar e proporcionar um ambiente mais agradável e saudável para a população.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Foto: PMC/Divulgação

Compartilhe com um amigo: