O leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que irá conectar Campinas a São Paulo, originalmente agendado para 28 de novembro deste ano, foi adiado para 29 de fevereiro de 2024, conforme anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicano.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
A notícia sobre o adiamento do leilão foi divulgada por Tarcísio em um vídeo compartilhado nesta segunda-feira (25) pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, membro do MDB, em suas redes sociais.
A decisão de postergar a data do leilão coincidiu com a aprovação de um financiamento de R$ 6,4 bilhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o projeto de implementação do TIC, que ocorreu no mesmo dia. A assinatura do contrato entre o Estado e o BNDES está programada para acontecer nos próximos dias, na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Além disso, nos próximos dias, o edital de concorrência internacional, destinado à seleção de uma concessionária para operar o sistema por 30 anos, deverá ser republicado, incluindo informações atualizadas.
O governo do Estado prevê um investimento de R$ 12,8 bilhões no projeto, com a criação de 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, e a expectativa de transportar 60 mil passageiros por dia.
O projeto abrange três serviços: o Serviço Expresso, que conectará Campinas e a Estação Barra Funda em São Paulo, com uma parada em Jundiaí; o Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7 – Rubi, que ligarão a Estação Barra Funda a Jundiaí e atenderão as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista; e o Serviço TIM, que unirá Jundiaí e Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O projeto do TIC Eixo Norte também prevê uma extensão até Americana, mas essa parte não faz parte desta licitação.
Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo