Para frequentadores, morte de criança poderia ter sido evitada

Para frequentadores, a morte de uma criança na Lagoa do Taquaral poderia ter sido evitada se tivesse ocorrido o fechamento do parque pela prefeitura. Isabela Fermino, de 7 anos, foi atingida pela queda de um eucalipto na manhã desta terça-feira perto do lago dos pedalinhos.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

Na semana anterior, cerca de 10 árvores já haviam despencado no mesmo local durante uma tempestade, mas não havia ninguém no parque por causa da chuva forte. Nesta terça não chovia, mas ainda assim há risco, por causa do solo encharcado que prejudica a sustentação das árvores.

No entanto, muitos frequentadores estavam no parque. Entre eles, familiares e amigos que comemoravam o aniversário de uma prima de Isabela durante um pic-nic, quando ocorreu a tragédia que também vitimou gravemente uma mulher que está internada e passou por cirurgia no Hospital Mário Gatti.

Para o frequentador, Breno Reis, o parque deveria ter sido fechado para uma análise mais detalhada das condições das árvores. Débora Carla considera que manter o parque aberto após outras árvores já terem caído dias antes foi negligência.

Após a tragédia, a prefeitura decidiu fechar o parque e na manhã desta quarta-feira, o movimento estava bem menor que o normal na área externa, na região dos quiosques e pistas de caminhada. Uma situação que preocupa os comerciantes, como conta Valéria Valentim.

A investigação sobre o caso prossegue no 4º Distrito Policial de Campinas, onde os depoimentos estão ocorrendo desde terça-feira.

Foi aberto um inquérito pela Polícia Civil, mas detalhes estão sendo preservados por envolver menor de idade. O caso foi registrado como morte acidental, mas uma ação de responsabilização penal poderá ocorrer por parte da família se for comprovada culpa do poder público.

A Prefeitura de Campinas se posicionou lamentando a fatalidade, oferecendo todo suporte para as famílias e à disposição para providências necessárias. Alegou que por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores.

Equipes do DPJ continuam realizando o levantamento de possíveis árvores em risco nos parques da cidade, que estão fechados. A retirada das árvores está sendo feita quando necessário. A Prefeitura pediu à população que evite as áreas com muitas árvores.

Compartilhe com um amigo: