Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Venire, que visa esclarecer a atuação de associação criminosa constituída para a prática de crimes relacionados à inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.

Ao todo, a operação está cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, é um dos presos.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

As inserções falsas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, o que resultou na alteração da verdade sobre a condição de imunização contra a Covid-19 dos beneficiários. Com isso, essas pessoas puderam emitir certificados de vacinação e usá-los para burlar as restrições sanitárias em vigor, destinadas a impedir a propagação da doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19. A investigação indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19.

A Operação Venire está sendo realizada dentro do inquérito policial que investiga a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal. Os crimes investigados em tese são infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Além dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, a operação prevê a análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos. Um dos mandados de busca e apreensão está sendo cumprido na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, no condomínio em que mora desde que voltou ao Brasil, em março.

Direto da Redação

Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa: Alan Santos/PR

Compartilhe com um amigo: