Ícone do site TV HORTOLÂNDIA

Polícia investiga uso de inteligência artificial para criar imagens falsas de nudez com rostos de alunas em Indaiatuba

A Polícia Civil investiga o possível uso de inteligência artificial (IA) para gerar imagens falsas de nudez com os rostos de adolescentes de uma escola particular em Indaiatuba (SP).

Pelo menos 14 meninas, com idades entre 13 e 18 anos, procuraram a delegacia após descobrirem que haviam sido vítimas das montagens.

Entre em nosso grupo do Whatsapp e recebe notícias em tempo real! CLIQUE AQUI

O primeiro caso foi registrado em 11 de setembro, quando a mãe de uma das alunas acionou a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Segundo o boletim de ocorrência, uma amiga da adolescente encontrou as imagens publicadas em um site de conteúdo adulto, onde já acumulavam milhares de curtidas.

As fotos exibiam meninas usando uniformes escolares, e os rostos aplicados digitalmente pertenciam a alunas de diversas turmas do colégio.

Investigação e suspeitos

De acordo com o relato da mãe à Polícia Civil, após as famílias das vítimas comentarem em um grupo da escola que iriam registrar a ocorrência, as imagens foram rapidamente removidas do site.

Três meninos de 14 anos foram citados no boletim como possíveis responsáveis pela criação e disseminação das montagens.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como “vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro e simular participação de criança ou adolescente em cena de sexo”.

“A autoridade policial realizou oitivas com as vítimas e segue com diligências para esclarecer todos os fatos. Detalhes são preservados por envolver menores de idade e se tratar de crime sexual”, informou o órgão.

Direto da Redação

TV HORTOLÂNDIA

Compartilhe com um amigo:
Sair da versão mobile