Prefeitura de Hortolândia alerta população sobre sintomas da Febre Maculosa

A Prefeitura de Hortolândia emite um alerta à população sobre a Febre Maculosa devido aos recentes óbitos na região. É recomendado que as pessoas que estiveram em eventos realizados em áreas consideradas de risco para a infestação do carrapato transmissor da doença fiquem atentas e procurem ajuda médica caso apresentem sintomas. A Secretaria de Saúde instruiu as unidades de saúde municipais a reforçarem o atendimento a pessoas com suspeita ou sintomas da Febre Maculosa.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde, informa que a ocorrência da doença é mais intensa durante o outono-inverno. A Febre Maculosa é transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato-estrela, infectado com a bactéria causadora da doença. Esses carrapatos são encontrados em áreas verdes, matas e às margens de córregos.

É ressaltado que a doença progride rapidamente, em um período de quatro a cinco dias após o surgimento dos sintomas. Portanto, é crucial que a pessoa infectada procure atendimento médico imediatamente ao apresentar sintomas. A Vigilância Epidemiológica alerta que a letalidade da doença é muito alta entre o 7º e o 9º dia.

Os sintomas da Febre Maculosa incluem febre alta, dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, mal-estar geral e manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos que se espalham pelas palmas das mãos e solas dos pés, entre outros. A progressão da doença varia de pessoa para pessoa, então nem todos os pacientes apresentarão todos os sinais e sintomas mencionados. A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de evitar a automedicação e buscar ajuda médica em caso de suspeita da doença.

Hortolândia registrou, neste ano, 26 casos notificados de Febre Maculosa, com 1 caso confirmado e fatal.

A Vigilância Epidemiológica destaca que pessoas que frequentaram áreas verdes, com ou sem risco de infestação de carrapatos, e começaram a apresentar sintomas da doença também devem buscar atendimento médico. Para aqueles que precisam visitar áreas de mata ou margens de córregos, a recomendação é usar roupas que cubram todo o corpo e calçados, preferencialmente de cano alto, a fim de evitar que os carrapatos grudem na pele.

A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), outro órgão da Secretaria de Saúde, informa que os locais no município com risco de infestação de carrapatos estão sinalizados com placas. Portanto, a população é orientada a evitar circular nessas áreas. A lista dos locais com risco de infestação de carrapatos está disponível em um arquivo anexo.

Direto da Redação

Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Compartilhe com um amigo: