Hortolândia inicia programa para reduzir gatos de rua

Prefeitura de Hortolândia inicia controle populacional de gatos em situação de rua

A Prefeitura de Hortolândia iniciou o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) nesta segunda-feira (22) com o objetivo de promover o cuidado de animais em situação de rua e melhorar o bem-estar da população.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

 

O programa é uma iniciativa do DPBEA (Departamento de Proteção de Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A técnica CED é adotada para reduzir e controlar o número de gatos de vida livre em colônias urbanas.

As equipes do DPBEA iniciam com um estudo das áreas do município para identificar colônias, avaliar o número de gatos em situação de rua e compreender seus hábitos. Em seguida, profissionais capacitados realizam a captura dos animais com técnicas seguras.

Os animais capturados passam pela etapa de esterilização, uma castração cirúrgica minimamente invasiva para garantir menor dor pós-cirurgia. Para reduzir riscos de inflamação ou infecções, doses de medicações injetáveis são administradas nos gatos.

Durante a castração, um pequeno corte na ponta da orelha esquerda é feito nos gatos, conhecido como “Marcação Reta Internacional”, indicando que o animal foi esterilizado. Após 12 a 72 horas, os felinos são devolvidos ao local de origem para evitar o estresse de novas capturas e cirurgias desnecessárias.

A veterinária do DPBEA, Joyce Faria da Silva Resende, destaca a importância de devolver os animais ao local de origem devido ao instinto territorial dos gatos. O programa não apenas controla os animais ferais, mas também outros abandonados que contribuem para o aumento populacional das colônias.

O controle populacional das colônias de gatos em situação de rua apresenta benefícios à saúde pública, prevenindo zoonoses como raiva e esporotricose. Além disso, contribui para a saúde humana, saúde animal e conservação ambiental, reduzindo os danos causados à fauna pela diminuição das ninhadas nas ruas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável destaca que o programa CED colabora na redução de custos operacionais com abrigos públicos, além de minimizar barulhos e sujeiras causados por acasalamentos, brigas territoriais e marcações de território durante o cio.

O DPBEA oferece orientação e acompanhamento aos voluntários interessados em ajudar nas colônias de gatos, esclarecendo dúvidas. Munícipes interessados em colaborar ou obter mais informações sobre a causa animal podem entrar em contato com o DPBEA pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 99979-5115, localizado na rua Atanázio Gigo, 60 Chácaras de Recreio 2000, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

TV HORTOLÂNDIA

Emissora Rede Brasil de Televisão
Com informações da Prefeitura de Hortolândia*
Imagem: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Compartilhe com um amigo: