Campinas bate recorde de temperatura neste domingo

Temperatura alta
Imagem ilustrativa – Alta temperatura

Campinas experimentou uma elevação notável na temperatura no domingo (24), estabelecendo um novo patamar como a temperatura mais alta do ano. Segundo as medições do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, os termômetros atingiram 37ºC por volta das 15h. O recorde anterior datava de sexta-feira (22), registrando 35,2ºC.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)


Esse calor excepcionalmente fora de temporada é resultado de uma onda de calor que afeta o estado de São Paulo, com autoridades já emitindo alertas devido às altas temperaturas. No domingo, Campinas também entrou em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar, marcando 29,8% às 11h40.

Em Piracicaba, cidade na região de Campinas, os termômetros chegaram a 39,3ºC, de acordo com informações do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

O Cepagri da Unicamp recomenda durante esse período de calor intenso evitar exposição direta e prolongada ao sol entre 10h e 16h, assim como atividades extenuantes. É aconselhável manter-se hidratado constantemente e adotar medidas para se refrescar, como usar ventiladores, condicionadores de ar e roupas leves, entre outras precauções.

Além disso, é importante ficar atento a possíveis problemas de saúde que possam surgir ou piorar devido às temperaturas elevadas, como desconforto, tonturas, dores de cabeça, fraqueza, palidez e outros sintomas, que devem ser levados a sério e podem requerer cuidados médicos.

A Prefeitura de Campinas também emitiu um alerta sobre o risco de insolação devido às altas temperaturas. Segundo os meteorologistas, é esperado que as temperaturas máximas atinjam 38ºC, com a possibilidade de continuar afetando as regiões do interior na próxima semana. Além disso, prevê-se que o Oeste do estado de São Paulo experimente temperaturas máximas de até 40ºC.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem ilustrativa

Comentários via Facebook
Compartilhe com um amigo: