Prefeitura mantém merenda escolar na rede municipal de Hortolândia e abandona as escolas estaduais para conter gastos

O QUE ACONTECEU PARA A PREFEITURA DEIXAR DE ASSUMIR A MERENDA EM ESCOLAS ESTADUAIS?

Os rumores e boatos começaram desde a semana passada e como até então, a Prefeitura não tinha divulgado nada oficialmente, funcionários da VIVO SABER em escolas estaduais começaram a temer possível demissão. A informação oficial dada prefeitura é que o Governo do Estado de São Paulo deve assumir a merenda em todas as escolas estaduais e Instituto Federal em Hortolândia. Funcionários da VIVO SABOR já receberam comunicado de possível demissão assim que o convênio for cortado. O repasse do Governo Estadual à Prefeitura para manutenção da merenda para todas as escolas da cidade não estaria sendo suficiente para atender toda a demanda e por isso a Prefeitura passa a atender somente escolas municipais.

QUAIS SÃO OS QUESTIONAMENTOS DOS ALUNOS?
A mudança será muito rápida e ainda não sabem como vai proceder com a possível saída da empresa Vivo Sabor nas escolas estaduais e enquanto a nova empresa não for contratada, o que os alunos vão comer, principalmente os alunos do Instituto Federal, ETEC e escolas integrais, já que passam parte do dia todo na escola?

LEIA A NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DA PREFEITURA SOBRE O ASSUNTO:

Na cidade, as crianças e jovens das escolas da rede municipal de ensino continuarão recebendo merenda escolar de qualidade.

Segundo a Prefeitura de Hortolândia, oposto do que foi noticiado pela fanpage “Cidadão Fiscalizador”, nada muda para os cerca de 25 mil matriculados em unidades próprias da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nem nas entidades sociais cadastradas, que prestam auxílio a crianças e jovens em idade escolar. 

A única alteração que vai acontecer é que, nas escolas estaduais, o fornecimento será feito pelo Governo do Estado, a partir de 2020. Nos estabelecimentos do Estado, 19.400 alunos usufruem do benefício diariamente, inclusive os estudantes da ETEC-Hortolândia, vinculada ao Centro Paula Souza.

A Prefeitura já comunicou o Governo do Estado sobre a decisão administrativa. O Governo do Estado já iniciou o processo de licitação para contratar a empresa que fornecerá a alimentação nas escolas estaduais.  

“Nenhuma criança ou jovem das escolas de Hortolândia ficará sem a alimentação escolar. Nas escolas municipais, que atendem cerca de 25 mil alunos, a merenda continua sendo servida pela Prefeitura. E, temos certeza, mesmo com a mudança, a qualidade será a mesma em todos os estabelecimentos de ensino do Município”, afirma o prefeito Angelo Perugini.  

Manutenção escolar

A medida visa à contenção de gastos, uma vez que a Prefeitura se responsabiliza atualmente por 60% do valor atual da refeição servida nas escolas estaduais, cabendo ao Estado investir os 40% restantes.

Com a redução no pagamento, a Prefeitura economizará recursos que serão utilizados na manutenção escolar, em ações de pintura, reparos hidráulicos e elétricos e outros serviços necessários ao bom funcionamento das escolas municipais.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Direto da Redação
TV HORTOLÂNDIA

Compartilhe com um amigo: