PF faz operação contra traficantes que recrutam pessoas para engolir drogas

A Polícia Federal faz uma operação nesta terça-feira para combater uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, que recruta pessoas — especialmente trans — para engolir cápsulas de entorpecentes para levá-las à Europa por meio dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos, em São Paulo.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

A Operação Body Packing cumpre mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiânia e Brasília. Os alvos são suspeitos de serem os organizadores e recrutadores de pessoas para o transporte da droga.

A investigação começou em 2018, após a prisão em flagrante de duas pessoas, um homem e uma mulher, no Aeroporto de Viracopos. Eles engoliram aproximadamente 3kg de cocaína e embarcariam para Paris, na França.

Os dados da ocorrência levaram a identificar ao menos cinco outras apreensões em Campinas, em que os presos também se declararam trans, revelando indícios de uma rede nacional e internacional de pessoas envolvidas com tráfico de drogas e voltada à exploração de vulneráveis.

O nome da operação (em tradução literal do inglês, “embalagem do corpo”) faz referência ao uso do corpo humano como embalagem para a droga levada para entrega no exterior.

Compartilhe com um amigo: